O Distrito Federal é uma cidade-estado que possui governo próprio, o governador administra a federação como um governador de estado, e não prefeito como os outros municipios brasileiros. Brasília é a capital do país e corresponde ao centro e os bairros tradicionais Asa Sul, Asa Norte e Sudoeste. O Distrito Federal corresponde à area central mais os bairros afastados que antes eram chamados de "cidades satelites", ou Brasília e os arredores periféricos.
Brasília começou um crescimento constante a partir da decada de 90, sendo que hoje tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes e é uma das maiores e mais cosmopolitas cidades no Brasil. Os moradores da periferia freqüentam o Plano Piloto (centro da cidade) por motivos laborais, logo, locais como o Setor Comercial Sul e Conjunto Nacional estão sempre cheios de pessoas trabalhando e circulando. Há bairros mais humildes muito conhecidos como Gama, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria, onde se concentraram vários imigrantes de outros estados que buscavam melhores oportunidades na capital federal. Há bairros residenciais onde moram pessoas com maior poder aquisitivo como Lago Sul, Lago Norte e Park Way. Bairros de casas onde se pode ter mais espaço e contato com a natureza, podendo realizar churrascos aos finais de semana e ter piscina.
O custo de vida nos arredores é muito mais baixo que no centro, a zona central é mais turítica e possui mais entretenimento, enquanto os arredores funcionam mais como cidades dormitorio e seus moradores vão ao Plano Piloto para ter lazer.
O Sudoeste é atualmente o bairro mais valorizado e que possui um dos m2 mais caros do país. É o bairro central mais caro, tendo preços mais altos que Asa Sul e Asa Norte. Está ao lado do Parque da Cidade, o melhor parque natural e fica colado ao centro, região de trabalho.
Os hotéis ficam na Zona Central, nos Setores Hoteleiros Sul e Norte, ficando próximos aos pontos turísticos. Brasília tem um potencial hoteleiro fantástico e tem infra-estrutura para receber uma Copa do Mundo. Infelizmente, o turismo ainda não é tão explorado como poderia ser, apesar da capital receber um número razoável de turistas por ano, sendo uma cidade comparável a Santiago do Chile em qualidade de vida e poder econômico. Os projetos turísticos ainda focam apenas na questão política-governamental da cidade, não explorando o entretenimento e vida na capital federal.
Brasília é a 3ª cidade mais rica do país depois de Rio de Janeiro e São Paulo, concentrando altos salários no funcionalismo público e poder aquisitivo alto. Por ser a capital é freqüentemente cenário de escândalos relacionados a política e corrupção, o que faz outros brasileiros criarem atinpatia com a capital.
Há muitos shoppings e cinemas, sendo uma das capitais brasileiras onde mais pessoas vão ao cinema, entre os maiores shoppings estão Park Shopping, Conjunto Nacional e Taguatinga Shopping. É também um polo em culinária, concentrando excelentes restaurantes no Plano Piloto, possui umas das melhores churrascarias do país, a Porcão.
O trânsito tem piorado significativamente com o aumento do número de carros e a precariedade do transporte público. O novo governo adotou políticas para o transporte e está investindo no metrô para diminuir a quantidade de carros. O Metrô-DF, que a principio atenderia trabalhadores e estudantes já está sendo usado por pessoas que gozam de bom poder aquisitivo. Há projetos de expansão do metrô e talvez em breve a capital federal tenha um transporte comparável com o de uma cidade de primeiro mundo.
Por: Diogo Baroni
Um comentário:
Good brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.
Postar um comentário