quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Sailor Moon no Brasil


Em 1995, o desenho japonês Sailor Moon chegou ao Brasil em uma fase que os desenhos japoneses estavam começando a expandir no Brasil. Foi baseado em um mangá de Naoko Takeuchi, a autora do animê. Foi um ano em que a extinta Manchete ganhou muito ibope por passar os desenhos que eram dublados pela extinta Gota Mágica. Chegou a ser o segundo animê de maior sucesso depois de Cavaleiros do Zodiaco.
Na América Latina, diferente do Brasil, os desenhos são dublados no México e repassados a outros países de lingua espanhola. Assim, a Gota Mágica fez a tradução do desenho do espanhol para português e não do japonês para o português, o que gerou vários erros de tradução e a infantilização da obra. Um desenho que era direcionado a garotas de 16 a 20 anos ficou limitado à crianças, o que já vinha do México pelo falso estereótipo de desenho animado ser coisa para público infantil. Muitos questionavam se o desenho era para crianças por partes mais "adultas", realmente era mais direcionado ao público feminino e explorava tema de universo feminino, o que se faz compreender o pequeno público masculino.
Contava a história de uma estudante de 8ª série que após encontrar uma gata estranha, descobre ser uma super heroína que deve salvar o mundo. Embora fosse um tanto anti-herói, bobona, chorona, covarde, o que satifez milhares de fãs no mundo todo por parecer uma garota humana comum, mesmo sendo heroína.
Um exemplo da infantilização, foi a dublagem feminina em um personagem homossexual que fazia parte de um casal gay. Depois que foi dublado como mulher pelo México, ficou mais tranqüilo para crianças, assim o Brasil copiou e fez igual. Na América Latina seria inaceitável um casal gay em um desenho de crianças. Bonecos e outros produtos da série venderam muito, apesar do animê não ter sido tão conhecido como foi em outros países latinos. Não teve o "boom" que teve Cavaleiros do Zodiaco. No Brasil foi passada apenas a 1ª fase que tinha 46 episódios e nos outros países passaram todas as temporadas (umas 6 ao todo), que deu um total de 200 episódios.

Por: Diogo Baroni

5 comentários:

Anônimo disse...

pk e k afectou portugal poquê
adorava estes desenhos podiam passalos outra vez
na televisao portuguesa
por favor
bigadu

Anônimo disse...

EU QUEIRA QUE O DESENHO DA SAILOR MOON VOUTASE A PASSAR! EU ERA FANATICA POR ELAS. E OUTROS DE DESENHOS COMO CAVALEIROS DO ZODIACOS.

Anônimo disse...

Ola.

Eu sou brasileira e grande fã da Serena gostaria de saber como eu faço para adiquirir a caixainha de musica do Darian!!!!
Rsrsrs

kamila-zuccari disse...

brasil ola eu queria saber se pode pasar sailor moon na tv mais uma ves eu so fanatica por sailor moon e te pesso que pqsse mais uma ves

ass:kamila

Unknown disse...

nessas horas eu vejo que eu mudei muito de uns tempo pra cá mds eu era muito idiota que isso 😱