quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Lisboa, a capital lusa

foto: Lisboa

Portugal é o país mais pobre e atrasado da Europa Ocidental, uma pequena nação de 11 milhões de habitantes e com 250 km de praia. É um país que pouco se industrializou e com pouco desenvolvimento na área empresarial, assim com poucas indústrias e empresas, o desemprego é assustador e a maioria convive com a realidade de baixos salários, pobreza, discriminação e preços altos.
Apesar de apresentar pontos positivos de desenvolvimento como excelente sistema de transporte público (bons trens e várias estações de metrô), educação gratuita, aeroportos sofisticados e Mercedez como táxi, esta nação tem o maior nível de desigualdade social no ocidente europeu.
Muitos portugueses se submetem a empregos mais baixos por falta de emprego, e muitos são imigrantes legais e ilegais em outros lugares na Europa, enquanto por lá o salário minimo é de 450 euros, na Espanha por exemplo é de 1000 euros, logo o custo de vida é mais baixo, mas os salários médios também são mais baixos.
Existem favelas, elas se encontram à beira de estrada e regiões de matos.
O sistema de saúde público é péssimo, tanto que já nem é mais tão público, tem que pagar alguns euros para entrar, o tratamento odontológico é para ricos, na rua se vê muita gente com os dentes estragados, pretos, ou deformados, alguns portugueses questionam o nivel dos dentes da classe média.
Lisboa, a capital, é uma cidade caríssima, poucos moram no centro e a maioria mora em subúrbios e complexos residenciais, com a crise se vê quilômetros de áreas cheias de prédios e outros mais em construção. Prédios que não acabam mais, são cidades dormitório, porém, com o trem chega rápido ao centro. Os varais de roupa são abaixo da janela do lado de fora de casa, vários edificios com roupinhas penduradas do lado de fora, apartamentos pequenos de um só banheiro, garagem ao ar livre, essa é a classe média lisboeta.
Há quem diga que Lisboa seja uma cidade feia e suja, outros que é linda.
No entanto, os buracos na calçada e o mal cuidado dos edifícios históricos enfeiam a cidade, pombos no meio da rua, gordura na rua e dezenas de mendigos pedindo esmola, alguns vendem churrasquinho ou engraxam sapato para ganhar alguma coisa. O centro não tem movimento, parece ser um lugar apenas das pessoas irem trabalhar e voltar para casa depois, apenas gente circulando por trabalho e comendo ou lanchando nos restaurantes populares próximos.
Brancos e negros não se misturam, há a estação de metrô Rossio, os negros se reunem lá, branco só anda e namora com branco, negro só anda e namora negro, são dois grupos separados e alguns negros(maioria vindos de Angola, Moçambique) discriminam brancos e tentam arranjar confusão, os trabalhos mais humildes são dados a eles.
As classes sociais estão sempre misturadas nas ruas, até se pode ver uma barraca de camelô no centro.
O Brasil está tentando desenvolver o país, implantando empresas brasileiras, viabilizando melhores expectativas de emprego. Portugal é bastante atrasado economicamente, nos super mercados se encontra muitos produtos brasileiros. O país fraquíssimo em moda, existem poucas grifes lusas e internacionais, a única loja mais famosa de roupas masculinas é a Hugo Boss.
Na rua principal do centro não tem quase nada, só algumas lojas comuns e cafés e restaurantes médios.
Os ricos e importantes do país estão em sua maioria na capital, Lisboa é uma São Paulo e Rio de Janeiro concentradas em uma cidade só,uma capital grande e urbana.

Por: Diogo Baroni

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Gostava apenas de saber se alguma vez visitas-te a cidade de Lisboa?
Pois, pelo teu texto, penso mesmo que nao.
Temos problemas sociais como qualquer país no mundo. E nao mais do que o Brasil.
Espero que um dia possas visitar Portugal.
Tem um bom ano novo!