domingo, 4 de novembro de 2007

A Lenda dos Defensores de Atena, um filme muito bem feito para quem gosta do estilo animê


O filme A Lenda dos Defensores de Atena, foi uma produção baseada na série Cavaleiros do Zodiaco, que foi um dos animês de maior audiência no Brasil. A história foi criada por motivos de marketing e são apenas sagas separadas da série, os japoneses quiseram ganhar dinheiro aproveitando a onda de Cavaleiros.
Vi esse filme quando era criança, e o cinema estava lotado de garotos, maioria fans do desenho. Ainda me lembro da dublagem infatilizada da extinta Gota Mágica, mesmo assim gostei do filme que era simplesmente inédito no Brasil.
De fato, este longa bateu recordes em bilheteria e agradou milhares de fans brasileiros, apesar de ter sido passado com aquela propaganda de desenho de criança.
Depois de anos, comprei este filme em DVD e o revi, só que desta vez, vi na versão original japonesa com legendas em português. Para quem viu o animê nos cinemas nos anos 90 e depois reviu na versão original, nem parece que são o mesmo filme. A dublagem brasileira infantilizou demais a obra e pareceu um desenho infantil, daqueles que os adultos vão apenas para acompanhar seus filhos. É impressionante como uma dublagem estrangeira pode alterar a história de uma obra de cinema, na época nem se imaginava poder assistir a versão em japonês e a maioria dos fans se adaptou às vozes brasileiras, logo, as consideraram como se fossem aquelas as vozes da série.
Foram criados 4 filmes separados da série, todos por volta dos anos 80 pela produtora do animê, a Toei Animation. Vi todos, porém a história da batalha contra Abel´na versão original é um filmaço, sem exageros, dentro do gênero animação. A trilha sonora é excelente e as vozes originais estão muito bem dubladas, uma trama bem feita com direito a ação e diálogos inteligentes.
Em uma tarde ensolarada, Abel ressurge e vai visitar sua irmã Atena nas proximidades do Santuário na Grécia, o irmão foi ressucitado por Zeus, e conta à Atena seu objetivo de destruir a Terra por descrença dos deuses na humanidade. Seiya e outros cavaleiros de bronze que a protegem, se deparam com uma surpresa, Abel, seus cavaleiros do sol e outros cavaleiros de volta a vida. Atena abandona seus cavaleiros que a tanto protegeram e vai para o Templo do Sol com Abel, o que frustra Seiya (cavaleiro mais poderoso e protagonista), que é humilhado de cabeça no chão e não se conforma com a rejeição da deusa que tanto protegia.
Depois os cavaleiros lutam muito e Seiya consegue vencer Abel e atrapalhar seus planos, há toda uma trama, digna de cinema mesmo. As vozes em japonês fizeram o desenho parecer um estilo Akira, bem mais adulto.
Animês também são vistos por adultos no Japão e alguns deles são mais direcionados ao público maior de idade, como os eróticos.
Depois de anos, chegou ao Brasil faz pouco tempo o novo filme "Prólogo do Céu", que apesar de ter sido escrito pelo autor da série, foi uma decepção nas bilheterias e muita gente não gostou.
Obra muito poética, com pouca ação e diálogos filosóficos, um filme chato que me decepcionou.
A história não é clara, apesar de ter sido um sucesso no Japão, ficou apagado no Brasil e passou em poucas salas de cinema.
Na sala só tinha eu e mais dois garotos e uma mãe, não tinha quase ninguém e era cinemark, depois li nos jornais que o filme tinha sido um fracasso.


Por: Diogo Baroni

3 comentários:

Erika Manhatys disse...

É verdade, é inegavel a triste realidade que o Brasil conserva por anos, décads e séculos, perante aos olhos estrangeiros. Injustamente sofremos o preconceito pela nacionalidade, latino americana. Mas ainda tenho esperança de que o Brasil tem capacidade de reverter o jogo e mostrar todo o seu potencial de forma maciça!
Seus textos estão ótimos. Desculpe ter comentado este assunto na matéria atual...
Te adicionei nos meus favoritos ok?

Anônimo disse...

meh, onde que a dublagem original era infantil, unica coisa infantil foi a inserçao da musiquinha pra vender CD,a dublagem era mt boa sim, melhor q a redublagem pra dvd.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM A MUSICA QUE TOCA QUANDO A SAORI TA SENDO GUIADA PELO COSMO DO ABEL, OU AO MENOS SAIBA O NOME, JA BAIXEI VARIOS CDS MAS NAO ENCONTRO. DESDE JA AGRADEÇO.