sexta-feira, 1 de maio de 2009

X-Men Origens: Wolverine, uma produção que poderia ter sido melhor explorada e ampliada


Após produzirem a terceira parte da série X-Men, os produtores de cinema investiram muito no filme solo do mutante Wolverine. A obra tecnicamente parece uma produção dos anos 90, o enredo lembra filmes que obtiveram sucesso nessa década como Exterminador do Futuro 2 e Mortal Kombat. A história revela o passado de Wolverine em tempos remotos, o que se encaixa bem ao estilo anos 90 por se tratar de uma época muito mais atrasada em relação aos tempos atuais.
O roteiro é muito fiel aos quadrinhos, embora tenha se parecido a uma história de revista em formato de filme com atores reais. Mostra o protagonista sendo cobaia de um experimento do serviço secreto na América do Norte, algo que demonstra o gosto do americanos pelo militarismo em personagens ficcionais. O projeto Arma X fez de Wolverine uma máquina de guerra quase invencível, revertendo seu esqueleto ao não muito conhecido metal adamantium.
Há um passado militarista de um verdadeiro soldado, o que agrada especialmente o público masculino em obras ficcionais. Existem muitos personagens durante o enredo, o que parece ser uma obra retrocedida de X-Men, e não apenas um filme solo. Para os que são fãs dos mutantes da Marvel, este poderá ser um filme espetacular, apesar que a trama poderia ter sido mais explorada, e talvez um pouco ampliada.
O que se percebe é que fazem uma conexão do filme solo com outra produção que ainda virá: X-Men First Class, que revela o incio da escola de mutantes do professor Xavier em Nova York.
Com muita ação e em algumas cenas lutas forçadas, poderiam não ter focado tanto no enredo da revista e colocar a trama um pouco mais realista, não caindo nos famosos clichês do cinema americano.

Por: Diogo Baroni

Nenhum comentário: