segunda-feira, 29 de junho de 2009

Jean Charles, um verdadeiro avanço no cinema nacional


A produção de Henrique Goldman chega a surpreender, abordando na trama uma realidade brasileira que é muitas vezes deixada de lado na mídia, o drama dos imigrantes brasileiros no exterior.
Jean Charles, protagonista do filme, era um imigrante brasileiro que morava em Londres. Vindo de uma cidade muito humilde e interiorana do estado de Minas Gerais, Jean ajudava a familia trabalhando em empregos mais humildes na capital inglesa. A atuação de Selton Mello merece destaque, encorporando muito bem o personagem da obra, se parecendo muito com o estereotipo do brasileiro caipira e interiorano.
As atuações no geral são boas, apesar de ser um filme ambientado na Inglaterra, o roteiro é colocado sobre um ponto de vista brasileiro, identificando a produção como de fato nacional. Os protagonistas são brasileiros e os estrangeiros que moram no cenário do enredo são secundários e pouco explorados.
O diretor utilizou a tragédia noticiada na mídia brasileira para enquadrar o enredo na realidade de um dos muitos imigrantes brasileiros que moram no exterior para ajudar familias ou juntar dinheiro para voltar ao país de origem. Pode-se perceber a dificuldade dos imigrantes a se sociliazar com os nativos, sendo que muitos deles não aprendiam a língua local. Muitos apenas se socializavam entre si, uma realidade atual de muitos estrangeiros na Europa.
Jean consegue fazer sua prima passar pela imigração local por uma enganação, os dois compartilham momentos emocionantes na Europa, até mais adiante no filme ocorrer o assassinato que foi justificado por xenofobia. Ocorrem atentados terroristas e a polícia especializada procura os terroristas culpados. Estes atentados causaram toda uma onda de racismo e ódio contra os árabes, logo estereotipados de terroristas.
Assim, os oficiais confundiram o protagonista com um indivíduo muçulmano e atiraram com objetivo de execução. O racismo e xenofobia contra os muçulmanos é mostrado, algo que a mídia brasileira não costuma noticiar.
Há um verdadeiro avanço no cinema nacional já visto em outras produções, desta vez relatando um romance em uma temática diferente e pouco explorada. Algumas cenas engraçadas divertem e cortam o clima de tensão. O final é emocionante e mostra os conhecidos do protagonista cuidando de suas vidas depois do acidente, finaliza um belo filme de cinema.

Por: Diogo Baroni

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