domingo, 21 de outubro de 2007
Brasil, um país tão bonito com uma imagem tão ruim no exterior
O Rio de Janeiro é o cartão postal do nosso país, é um lugar exótico e tropical que desperta curiosidade em gente do mundo todo. É a segunda maior e mais internacional cidade brasileira, oferece muitos atrativos e concentra alguns dos mais ricos do país como Luciano Huck, Xuxa e Faustão (Fausto Silva). Tem uma uma peculiaridade que é mesclar metrópole com litoral, a maioria dos filmes nacionais se passam na capital fluminense, logo, muitos estrangeiros limitam o Brasil que é enorme e multicultural a apenas o Rio de Janeiro.
A maioria dos hotéis estão em Copacabana, um bairro que tem muitos indigentes e pivetes , então não só Copacabana como o Rio fazem uma impressão ruim do Brasil aos turistas, que em sua maioria se hospedam lá. Essa impressão é drasticamente pior do que outras capitais sulamericanas como Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevidéu.
Mendigos, pivetes, puteiro, miséria, favelas, mulheres facéis, essa é a visão imediata que o turista tem do país.
O desenho norte-americano de muita audiência Os Simpsons faz uma crítica ao nosso país, como fazem com tudo. Talvez, muitos não tenham visto o episódio em que a família comum mais conhecida no mundo viaja ao Rio de Janeiro, muitos não gostaram da sátira e o Brasil foi alvo de gozações quando questionou a produção do episódio.
Muitas dessas críticas tem a ver com a impressão que visitantes do primeiro mundo apresentam do Rio, porém, no desenho isso fica mais claro.
Ao chegar a seu destino, a família está em um país pobre e descuidado, muito diferente de Springfield, na minha interpretação os macacos são uma sátira racista aos negros carentes que moram nas favelas. Muitos táxis são ilegais, a Xuxa apresenta um programa cheio de mulheres safadas, sendo que ela mesma também é uma no programa de TV.
Em Copacabana Homer e Bart, pai e filho protagonistas olham as mulheres de tanga e o filho diz nunca ter se sentido tão europeu andando por lá.
Turistas do primeiro mundo tiram fotos nas favelas podres de sujas, antes deles verem os ratos, contam a Bart e Homer que pintam os barracos para parecerem mais bonitos.
No hotel os empregados jogam tão bem futebol que repassam a bagagem com embaixadinhas.
Algumas piadas de brasileiro dizem que o Brasil é um exportador de prostitutas e jogadores de futebol, a brasileira tem uma fama de prostituta em vários países.
É desagradável, mas temos uma imagem ruim no mundo, alguns visitantes vão para o Rio apenas com o objetivo de turismo sexual. Copacabana tem várias boates de prostituição e marginais que assaltam gringos logo ao perceber um biotipo mais europeu, assim a outra face da cidade que são a cultura, boas peças teatrais, cinemas cults e uma elite culta e civilizada passam desapercebidas aos olhos de muitos estrangeiros.
As favelas são uma das maiores vergonhas do país, enfeiam demasiadamente as paisagens.
Em muitos países o brasileiro é estereotipado como um marginal sem valores morais, muitos dos nossos imigrantes que vão para Europa comentem crimes absurdos e grande parte das prostitutas em Portugal e Espanha são brasileiras.
Ainda há os filmes nacionais que mostram disparidade social, mas, acentuam nossa a imagem negativa aos que nem visitaram nossa terra. Poderiam também abordar nos filmes o lado positivo do Brasil.
Para muita gente a palavra "Brasil" não soa bem, talvez algum dia possamos melhorar nossa impressão no mundo.
Por: Diogo Baroni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário