terça-feira, 30 de outubro de 2007

Macedônia, um país pouco conhecido e esquecido pelo mundo


Macedônia é um dos países que formavam a ex-República da Iugoslávia, teve indepêndencia pacífica, pois se separou sem guerra, outros países como a Bósnia não tiveram a mesma sorte.
Com o término do socialismo, este país junto à Bulgária, Romênia, Albânia e outros surgiram como países muito pobres dentro do mundo capitalista.
"Makedonija", como assim chamam seus habitantes no idioma oficial, tem o território muito inferior ao estado do Sergipe e possui a população menor que a do Distrito Federal, 2 milhões habitantes. Não possui saída para o mar e Skopjie é a capital (se pronuncia "iscupi").
Estes países do leste europeu são muito pobres e mandam imigrantes ilegais a vários países europeus, no caso da Macedônia especialmente para Itália e Grécia.
É um país muito pouco industrializado e bastante rural, embora a agricultura seja muito mal cultivada. Tem problemas fronteiriços com a vizinha Albânia, pois esta apresenta a maioria da população muçulmana, e a Macedônia segue em maioria a religião cristã.
Há uma minoria albanesa que habita a região noroeste e oeste do país, que estão próximas de cidades maiores como Skopjie e Tetovo, o que provocou rivalidade entre esses dois países, sendo uma briga étnica.
Os macedônios de descendência albanesa eram discriminados, a nova constituição decidiu que os macedônios de origem albanesa têm os mesmos direitos dos macedônios eslavos, e a oficialização dos dois idiomas; albanês e macedônio. Há muitos policiais de origem albanesa.
O país está no grupo dos países eslavos como Rússia, Eslovênia e República Tcheca, sendo de origem européia, a educação funciona muito bem e 96% da população é alfabetizada, apesar de 30% dos habitantes viverem abaixo da linha da pobreza.
Recebe um índice negativo de imigrantes e têm características em comum com outros países emergentes europeus como baixos salários, favelas, discriminação, pobreza e imigração ilegal.
Detestam os gregos e os julgam de certa forma nazistas, pois muito habitantes são morenos devido à miscigenação com os árabes e são discriminados pelo gregos que são mais loiros em geral, compartilham essa raiva com a vizinha Albânia. Os gregos se sentem superiores a eles, pois apesar da Grécia ser um país atrasado, está muito melhor posicionada, é uma nação maior em tamanho e economia.
São europeus mais "índios", pois apresentam conflitos étnicos que se parecem com rivalidades tribais de povos africanos, são de mentalidade mais atrasada.
Há edifícios históricos, porém mal cuidados e fracos se comparados à Europa Ocidental, muitos monumentos estão mal cuidados. A capital não é tão bonita e tem vários complexos habitacionais na periferia, prédios grandes e comuns.
O idioma falado é um derivado do tronco das línguas eslavas, logo, tem semelhanças com o russo, esloveno, croata, etc. Semelhante ao português, que é derivado do tronco do latim.
Todos falam sérvio que é o idioma da Sérvia (ex-Iugoslávia), pois eram o mesmo país, antigamente também se referiam a ele como "iugoslavo".

Por: Diogo Baroni

Nenhum comentário: