segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Homem Aranha 3,uma continuação com trama maior que o tempo do filme


No começo, Peter Parker era apenas um estudante de ensino médio com jeitinho de nerd e não correspondido pela garota amada, depois uma aranha contaminada o faz perceber que tem super poderes e logo construir uma identidade sólida de herói. Peter perdeu seu tio muito querido e de alguma maneira pretendeu vingar sua morte após definir sua identidade heróica e confeccionar o uniforme que cobre seu rosto civil. Aos poucos, aprendeu a controlar seus poderes para enfrentar o crime em Nova York. As fotos adquiridas em suas performances como Homem Aranha trazem sucesso no trabalho como fotógrafo no jornal local, o chefe quer sempre mais e mais fotos.
Já no segundo filme, o garoto começa a ter questões emocionais e seus poderes falham, depois tudo dá certo e consegue derrotar o Dr Octopus, um cientista ambicioso que não vê outra saída, senão levar seu projeto adiante e ficar do lado mal. As duas primeiras produções são muito boas, têm ação, romance, aventura, até aí o Aranha enfrenta um vilão por filme. Já na terceira parte da triologia, enfrenta dois vilões, Homem Areia e Venom, remetendo a antiga fórmula de filmes de herói que faz sucesso,ou seja, no início, a identidade do herói de quadrinhos está sendo construída para a versão de cinema, pois são liguagens diferentes. Quando essa imagem já está solidificada nas telas, os produtores optam pelas continuações, que já não oferecem tantas novidades ao público. Um outro bom exemplo, é o Batman dos anos 90, nas duas primeiras produções. Batman estava se afirmando como personagem heróico no cinema, depois que fez sucesso no primeiro longa, na segunda e terceira parte pega dois vilões, Pingüin e Mulher Gato, Duas Caras e Charada. Depois veio a quarta parte, porém o morcego já tinha se afirmado e não precisaram ter tanto esforço nas continuações, isto aconteceu mais ou menos com Homem Aranha 3.
Já em Homem Aranha 3, o aracnídeo não é mais um super herói desconhecido,está tão conhecido que é uma celebridade em Nova York com vários fans, uma certa imagem de marketing e publicidade toma conta dele e o torna egocêntrico, achando que é infalível e todo poderoso, colocando areia em seu relacionamento(a amada que teve tanto trabalho de conquistar). É como se toda sua trajetória já estivesse completa com grande êxito, se esquecendo que poderes trazem responsabilidades(e muitas). Um alienígena se integra a seu uniforme, o que o faz um novo traje na versão preta, dando mais publicidade e o chefe do jornal quer mais fotos desse novo uniforme. Um novo fotógrafo tenta se firmar na empresa, mas Parker é arrogante com ele, o que o atrasa no trabalho, tendo que competir com um veterano de fotos de Aranha.
Um vilão do filme, presidiário, sofre efeitos químicos em seu corpo, misturado à areia, se transforma no Homem Areia e pode moldar seu corpo em rochas duras, ou desaparecer virando pó de areia. Este inimigo junto a Venom, que aparece depois, fazem a dupla dos anti-aranha.
O alien em forma de massa de moldar, também se transforma em outros trajes, deixa Peter Parker com um comportamento estranho e irritante, o que faz até "virar emo". Quando decide que não quer mais a estranha substância negra, ela não quer mais deixá-lo, atua como um hospedeiro, quando esta sai de seu corpo, vai até seu concorrente, um loirinho lá da empresa, como havia moldado no uniforme vermelho-azul, traz uma estética semelhante vestida no loirinho, este agora é Venom.
O filme é muito bem feito e possui boa trilha sonora, o problema é que era pouco tempo para trabalhar toda a trama com tantos personagens, agora Homem Aranha já é um personagem dentro da imensa multidão de Nova York. Mesmo parecendo uma fórmula pronta para êxito nos cinemas, é imperdivel, dando uma certeza para continuações 4 e 5. Não sabemos quais outros inimigos virão,vale lembrar, que a publicidade e o status fizeram do Aranha prepotente, e assim quase se dá mal, como acontece com ser humano normal ao ficar muito convencido de si.

Por: Diogo Baroni

Nenhum comentário: