sábado, 20 de outubro de 2007

Os Simpsons, uma boa crítica ao universo americano


Depois de anos exitosos no Brasil e no mundo, a série animada Os Simpsons ganhou filme para celebrar seus 20 anos de sucesso. Esta começou polêmica devido aos estereótipos e críticas à sociedade americana. Mostra uma família convencional e seu micro mundo, que é sua cidade e suas confusões. Homer, o carequinha barrigudo, é muito comparado a um típico pai americano, anti-intelectual, burro e provinciano. Ele é o chefe de família, trabalha para manter sua mulher (dona de casa) e filhos.
O programa se passa em Springfield, uma cidade de interior de um estado caipira dos Estados Unidos, logo, mostra a dificuldade do americano interiorano de perceber um mundo ou entender uma cultura que não seja a dele. Devido a cultura americana ser muito voltada para si e alguns estados do interior não estão acostumados com estrangeiros, mesmo em cidades um pouco maiores isso acontece.
Se supõe que Springfield esteja no meio dos EUA, é um município pequeno onde todos se conhecem, e a família protagonista vivencia a típica cultura norte-americana.
Criticam muito o modelo de boa família que os americanos gostam de transmitir ao mundo, apesar dos Simpsons se gostarem muito, não se entendem bem entre si, a comunicação não é tão boa, Bart, o filho de Homer não é bem entendido pelo pai.
Lisa, a filha do meio é muito inteligente e intelectual, algumas vezes seu intelectualismo a afasta dos outros familiares.
Homer vive uma vida bastante comum, nos diverte com as besteiras que fala e encrencas que se mete, é um pai classe média.
Em Portugal a série foi passada apenas legendada como aconteceu com Beavis e Butt Head no Brasil. No caso desta série aqui, nós a dublamos, talvez seja a mania de dublar desenhos animados que veio dos hispânicos, devido ao falso estereótipo de desenhos serem mais voltados para crianças na América Latina. Embora, as dublagens em português brasileiro e espanhol tenham sido muito bem feitas.
Beavis e Butt Head, como era um desenho para maiores, não viram sentido em dublá-lo. Por coincidência esta outra série também fez tanto sucesso, que produziram um longa, da mesma forma o desenho do Beavis faz boas críticas.
A produção "The Simpsons Movie" é engraçada e interessante, parece um episódio mais longo da série, julga o governo Bush e sua política autoritária, impondo suas leis pelo poder.
Schwazenegger é o presidente e não reflete muito, antes de tomar medidas.
O tema do aquecimento global está muito freqüente em produções americanas, se nota a preocupação com efeitos que ele poderia causar sem chances de poder remediar.
Satirizam Bono Vox com o garoto Colin que se preocupa com a situação global junto com Lisa que é consciente e inteligente.
Fazem uma campanha para não sujar o lago da cidade e Homer acaba de ferrar o lago com excrementos de seu porco.
Springfield está tão poluída que mostra perigo para o resto da América. Schwazenegger toma uma decisão radical, cobrindo o lugar com uma redoma gigante isolando todos, do resto dos Estados Unidos.
Satirizam também o Mc Donald´s quando um caminhão despeja restos de ingredientes do hamburguer no lago.
Para quem é fã dos Simpsons ou entender as sátiras inteligentes, vai adorar o filme, para os que não, será apenas mais uma animação boba para a diversão das crianças.
Algumas das melhores piadas são "Harry porco" e "porco aranha", porém não chega a ser tão engraçado e impactante como foi a produção Beavis e Butt Head detonam a América, o filme poderia ter sido melhor, talvez um pouco mais longo.

Por: Diogo Baroni

Nenhum comentário: