domingo, 28 de outubro de 2007

Portugal, um país emergente da Europa


Portugal é a economia mais fraca do ocidente europeu, sua maior renda são serviços de indústria, tem fama de ser um país turístico por atrair muitos visitantes com belas praias e ser pouco industrializado. O país está atualmente em crise, sendo uma economia fraca, não conteve a inflação que o euro trouxe, tudo dobrou de preço e os salários médios não acompanharam os altos preços.
O índice de desemprego é alto, a maioria dos trabalhos oferecem baixos salários, há muita gente formada trabalhando em contrução civil ou atendimento de mesa.
A Espanha é o maior parceiro comercial deste país, Portugal exporta muito para vizinha e importa muito desta. Portugal tem dependência econômica com a Espanha, há muitos espanhóis que ocupam altos cargos em Lisboa, logo, eles têm muita iveja dos espanhóis pelo poder econômico, pois o que estão lá são sempre chefes e ocupam cargos muito bons.
O espanhol tem uma posição de muito respeito nas terras lusas, tem o estereótipo do tipo com dinheiro, que vive bem, sendo superior ao português.
Muitos imigrantes ilegais portugueses foram travados na imigração espanhola, apesar do país ser um integrante da União Européia, a discriminação por ser de um país mais pobre continua, muitos portugueses se sentem discriminados em outros países europeus e o passaporte luso não é tão bem visto, logo, um dos maiores sonhos dos portugueses é a Espanha, em busca de melhores salários e condições de vida.
Há até uma piada em que um casal lusitano está para ter um filho e o motorista da ambulância pergunta se querem ter o filho em Lisboa (maior cidade e mais rica do país) ou no interior da Espanha e se dá a entender que preferem o interior espanhol pelo status do filho nascer no primeiro mundo.
Ter passaporte espanhol é um status muito grande em Portugal, muitos gostariam de tê-lo, se parece muito com o status que um brasileiro tem quando consegue um passaporte europeu.
Portugal é um país europeu emergente, não é primeiro mundo, porém não é terceiro mundo como o Brasil, então ser português é melhor que ser brasileiro por ser europeu.
Os países da Europa Oriental são países europeus emergentes, antes eram 2º mundo com a ex-União Sovietica, e hoje são países pobres, a maior parte da Europa é formada de países emergentes, especialmente os países eslavos como Rússia, Iugoslávia, Letônia, Bulgaria, etc.
Os países emergentes que diferentemente de Portugal, nem fazem parte da UE, são dicriminados como inferiores e a imigração é mais antipática com eles.
Assim ser português é melhor que ser europeu do leste, então os portugueses se sentem superiores aos imigrantes que vêm de países como Romênia e Rússia para ganhar melhor na construção civil (ganham em euro).

Por: Diogo Baroni

4 comentários:

Anônimo disse...

sou português, li o artigo e senti a necessidade lhe escrever. não me sinto de forma alguma indignado com o que escreveu, mas posso apontar-lhe uma serie de imprecisões no seu artigo. a primeira é a de que em Portugal não tem estatuto nenhum ter passaporte espanhol, o português não tem necessidade de ter esse passaporte, somos europeus e por isso só precisamos do passaporte europeu. Portugal não é um país subdesenvolvido, pelo contrario, somos apenas 10 milhões(quase o mesmo que a população de Londres num espaço do tamanho de Inglaterra)e isso exige um grande esforço por parte dos cidadãos para manter um espaço tão grande. tivemos 40 anos de ditadura, e o Brasil teve a sorte de não ter estado envolvido numa horrível guerra colonial (como nós e os africanos estivemos) porque existiu um homem chamado D. Pedro, que lutou pela independência do Brasil(e muito bem diga-se). Os portugueses podem ser pouco produtivos, e poucos têm orgulho no seu país, mas temos uma grande qualidade de vida, tirando os horários de trabalho, sabemos nos divertir, temos noção dos nossos problemas e lutamos contra a corrupção politica. mais do que isso, embora exista muita gente contra os nossos imigrantes (ucranianos, brasileiros, africanos) uma boa parte da população acolhe e faz de tudo para que se sintam em casa. a ideia que o senhor tem de Portugal é definitivamente distorcida, e convido-o a visitar este país, a sua capital, as suas gentes. tem muita coisa mal... mas é um dos países mais desenvolvidos do mundo. e ninguém tem vergonha, alguns têm é pena de não se aproveitar bem o potencial luso. (a criminalidade é baixíssima.... e a pobresa é combatida com grande empenho, os impostos são dos mais altos da europa, o que dá mérito ao povo que consegue viver assim)

Thiago Fujita disse...

Sou Brasileiro e concordo plenamente com o que disse João Raposo, e por isso não posso deixar de pabenisa lo, por este ser uma pessoa com a mente magnifica e muito inteligênte. Em primeiro lugar já não somos considerados terceiro mundo como citado por você, pois somos hoje um dos maiores país emergente,e reconhecido por sua forte econômia que inclusive vai emprestar Verba para ajudar a Crise europeia. Portanto amigo o que vocè disse depende muito, pois eu não me sinto inferior a nenhum Europeu, muito pelo contrário, sinto oegulho do que sou mesmo com todos os defeitos do meu país. Acho que essa sua idelogia não cabe muito ao nosso respeito. Portugal comserteza é um país de pessoas maravilhosas e não vejo motivos para se sentirewm inferiores aos espanhóis. Igualmente Eu por ser Brasileiro, não babo ovo por Europa não lol. Obs; nesta terra ninguém é melhor do que ninguém.

Thiago Fujita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou brasileiro e negro, aqui no Brasil tem um fator histórico mas não é determinante a discriminação aqui é mais malabarismo da mídia ou de pessoas que não lutam por sí mesmo. Nunca me sentil discriminado em empresas nem em seleção de emprego. sempre ocupei cargos de nivel elevado e hoje tenho uma pequena empresa.Bem o que quero mostrar é que nem brasileiro nem portugues são inferiiores a ninguem esses caras que se acham superiores não representam a nação. E 6000 portugueses venceram 30000 espanhois todo mundo sabe disso. amo o brasil me orgulho de portugual por ter conseguido manter sua nação na idade média lutando com grades potencias e um dia eu ainda vou visitar o país que trouxe a cultura ocidental pra cá e que trouxe os negros e que ensinou os indios ler e escrever e formou esse país maravilhoso chamado BRASIL. Se só portugual massacrou a espanha imagina o brasil com 195000000. Inferior é