terça-feira, 2 de outubro de 2007

O drama da UnB


Hoje em dia está cada vez mais difícil ingressar em faculdades públicas, especialmente na capital federal. A UnB,universidade federal de Brasília, ficou pequena para tantos candidatos, além de ser o sonho de muitos brasilienses, atrai estudantes de todo país, com detalhe que é a terceira melhor universidade do país, muita gente para poucas vagas.
Com o PAS, sistema de avaliação que é feito durante cada ano dos três do ensino médio e as quotas raciais, ficou mais apertado ainda entrar na UnB pelo vestibular tradicional, muitos estudantes de secundária adoecem ou têm problemas de stress pela pressão nas escolas e a preocupação de passar no PAS para não ter que enfrentar o vestibular tradicional ou fazer muito tempo de curso preparatório.
Devido aos sistemas de avaliação para entrada na universidade brasiliense, que são muito rigorosos, a cobrança no ensino das escolas secundarias é muito rígido e estressante, preocupando-se pouco com desenvolver conhecimentos e preparar os alunos, o único objetivo é passar seus estudantes na universidade e construir um nome como um bom colégio e fazer valer as elevadas mensalidades.
Então, a qualidade da educação nestes institutos tão caros não é tão eficiente, deixando os estudantes cansados, apenas preocupados em decorar o que estará nas questões de vestibular para passar numa prova final ou passar em um exame final, que não qualificaria um nível de ensino. Assim muitos estrangeiros criticam a qualidade da educação no Brasil, que tem um método que não funciona bem.
Na Alemanha e nos EUA as notas dos estudantes são avaliadas, para que os estudantes sejam ou não aceitos nas faculdades. Porém, nesses países, o ensino médio é mais fraco, mas, se preocupam em desenvolver conhecimentos nos estudantes.
Em Brasília todo comércio que está ligado a vestibular, sejam escolas ou cursinhos preparatórios tem prosperidade. Este mercado é muito lucrativo, pois, quase todos estão focando o mesmo objetivo, ou seja, adquirir o status de estudar na UnB. Por ser duro para passar, ou por ser a melhor universidade da cidade, motiva muita gente a até estudar muitos anos em cursinhos, mesmo sem perspectivas de passar.

Por: Diogo Baroni

Nenhum comentário: