sábado, 13 de outubro de 2007
Santiago, a capital mais desenvolvida da América Latina
Santiago é a maior cidade do Chile, é o centro político, econômico e cultural do país. Os chilenos dizem que esta é a única cidade grande que eles têm, pois o resto que não mora na capital do país, reside em cidades menores e mais interioranas (quase tudo que não é Santiago é interior), mesmo cidades médias como Temuco e Concepção não são tão grandes e avançadas.
O Chile é um país marítimo, a especialidade de sua culinária é frutos do mar, comem muito peixe e derivados, apesar que pode-se comer churrasco chileno que é muito saboroso.
A influência americana é gritante em suas ruas e algumas edificações, há muitos mercadinhos e cafés que se parecem com Nova York, há uma rua que se parece com a 5a avenida.
foto: Providencia
O nível de civilização é excepcional, o chão da rua é tão limpo que se pode até sentar, o nível de indigência é baixíssimo e há pouco perigo, não tem nem a metade da violência do Rio de Janeiro e São Paulo. Não se vê flanelinhas, eles estacionam seus carros sem se preocupar, há muitos veículos desenvolvidos que não se encontram no Brasil ou na Argentina e com preços mais acessíveis.
Santiago não é tão grande em área, porém é bastante internacional e se encontra em uma ótima posição econômica a nível mundial. O aeroporto tem um fluxo muito bom de vôos, há muitos diários para cidades importantes como Paris, Nova York, Londres e Buenos Aires.
Os principais bairros são: Providencia e Alto de Las Condes, o Providencia é mais movimentado e tem muitos comércios de rua, bons restaurantes e bares elegantes na Rua Suécia, enquanto Las Condes é mais residencial e possui os shoppings maiores e mais movimentados, o Parque Arauco e Las Condes Shopping.
Parque Arauco é um lindo centro comercial e como turista não deve se deixar de ir, possui uma parte ao ar livre que tem o cinema e bons restaurantes e mais para dentro, lojas norte-americanas e de outros países muito boas, há muitas grifes famosas como a brasileira Ellus.
Há muita rivalidade com a Argentina, a rixa começou com problemas fronteiriços e a Argertina pegou parte do território chileno, freqüentemente insultam os argentinos de "ladrões de terra" e de arrogantes, apesar de muitas semelhanças com o país vizinho, como nível educacional, cultural e imigração européia (maioria alemães). Da mesma maneira muitos argentinos acham os chilenos arrogantes e que querem ser os europeus. É o pais latino mais culto e desenvolvido junto com a Argentina.
A maioria do fluxo de turistas é americano, de cada 10 turistas se vê 7 americanos, isso se deve aos acordos e negócios estreitos com os EUA, se vê muitos deles por toda cidade. Há muita estrutura para turismo, nos hotéis e bons restaurantes se encontra funcionários e garçons que falam inglês.
O centro é um lugar de trabalho, tem uma rua famosa chamada Paseo Ahumada que se parece muito com a rua Florida de Buenos Aires, um bom lugar para compras, tem prédios enormes de bancos e homens de terno indo ao trabalho.
O país recebe muitos imigrantes sulamericanos como bolivianos, peruanos, paraguaios, o excelente padrão econômico lhes parece muito atrativo. Há muitas prostitutas peruanas.
Quase tudo que eles veêm e escutam vem dos Estados Unidos, os filmes de Hollywood fazem muito sucesso.
Santiago é uma mistura de Nova York com Buenos Aires, é um lugar muito elegante e bem estruturado para turismo.
Por: Diogo Baroni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muy buen articulo y tema sobre el pais , Chile.
Zefram Cochrane.
Postar um comentário